quinta-feira, janeiro 18, 2007

Saudade

Gilka Machado


De quem é esta saudade
que meus silêncios invade,
que de tão longe me vem?


De quem é esta saudade,
de quem?

Aquelas mãos só carícias,
Aqueles olhos de apelo,
aqueles lábios-desejo...

E estes dedos engelhados,
e este olhar de vã procura,
e esta boca sem um beijo...

De quem é esta saudade
que sinto quando me vejo?

(in Velha poesia, 1965)

Poesia de Gilka Machado, que foi uma poeta simbolista que teve seus versos por vezes considerados escandalosos no inicio do século XX por seu marcante erotismo, no entanto foi considerada pelos críticos de sua época a melhor poetisa do Brasil.

O texto fala de saudade, mas me pergunto se este sentimento tem mesmo toda a validade que se dá a ele, pois chego à conclusão, talvez um pouco desiludida, de que saudade realmente é um sentimento hipócrita, visto que só sentimos saudade do que perdemos e na maioria das vezes quando tínhamos o objeto ou pessoa do qual agora sentimos saudade, muitas vezes não dávamos o menor valor ou dávamos muito pouco valor, ou você nunca sentiu saudade de um momento ou pessoa dos quais quando tinha a oportunidade de viver ou conviver achava chato ou nem dava tanta atenção?

E da natureza do ser humano valorizar tudo o que perde, como acontece com bandidos que morrem e depois tem seus túmulos visitados por pessoas que juram que os tais são santos, ou você já ouviu falar de alguém que morreu e era ruim?Dificilmente.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

saudades... um sentimento realmente complexo pra se falar né? mais realmente faz sentido... Sentimento hipocrita... que surge depois da perda de algo que ate entao nao davamos a minima importancia... "..." whatever, massa seu blog...! :P flwz!

domingo, janeiro 21, 2007 11:10:00 PM  
Blogger Kate Polladsky said...

texto lindo Alecriiimm

Ei vou add seu blog nos links do meu oki?

Bjão!!

terça-feira, janeiro 23, 2007 6:16:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

"ou você já ouviu falar de alguém que morreu e era ruim? Dificilmente"

caralho, essa frase doeu no coração hahahaha

no fim das contas o ser humano é uma espécie que nunca gosta de si mesmo, mas teme a morte porque acredita em poder ser algo a mais, e transforma os piores vilões em mocinhos na hora da morte pra diminuir o sofrimento. E tudo gira em torno disso, sofrer e sofrer. Amizades, amores, cachaças, tudo gira em torno de evitar o sofrimento. Freud explica!

E essa foi a primeira vez que vi alguém atribuir uma qualidade humana (hipocrisia) a algo abstrato como o sentimento. Foi mesmo genial, até porque, se a saudade for hipócrita, jamais deixará de ser, porque vai se tratar de algo inerente a ela, de sua própria natureza (o ser humano muda, o sentimento não)

Cara, por isso que amo Evangelion (tu ainda não assistiu, né, miséra), porque é um anime que mostra claramente as fragilidades do ser humano, desde crianças de 14 anos a adultos de 40. A gente pensa que vai parar de chorar quando ficar adulto. Puro engano. E o anime mostra como a vontade egoísta de cada um ser feliz levou ao fim da humanidade, dá pra sentir o tamanho da coisa? hahaha Evangelion eh perfeito :D

comecei num assunto terminei noutro, enfim kkkkkkkk

sábado, janeiro 27, 2007 9:13:00 AM  

Postar um comentário

<< Home